Teclado Musical – Tipos e Principais Funções

Eu tive Muitas Duvidas qual deveria ser o meu primeiro teclado musical, além de nem saber oque era um e como ele funcionava. Hoje vou te mostrar neste artigo o nosso querido Teclado Musical seus Tipos e Principais Funções [...]

 

teclado musical

Fala Tecladista, tudo bom com você?

Do Teclado Musical não sei, mas você já deve ter ouvido falar do Piano neh!

Você já viu um pessoalmente?  Se a resposta for não eu acredito que por foto sim, no desenho do pica-pau ele servia muito pra dar na cabeça de alguém (rsrsr).

Oque eu quero falar que apesar dele ter o som mais agradável do mundo na minha opinião, ele é muito pesado, então imagina levar eles pra shows, ensaios, Igrejas, bares, eventos e depois ter que levar de volta pra sua casa, vai dar trabalho não é?

Então surgiu o Teclado Musical, o Instrumento mais utilizado pelos adeptos das teclas, já que um piano é imensamente mais caro.

Oque é o Teclado Musical?

Não vou precisar ficar aqui falando de toda a evolução do teclado, mas sim oque ele é, seus tipos e quais sãos as principais funções que você deve procurar no teclado.

Hoje o teclado musical é um instrumento eletrônico portátil ou não, que possui teclas como piano, que reproduz sons super realístico gravados no seu núcleo que é reproduzido quando você pressiona alguma tecla.

O timbre vai de acordo com sua escolha no menu, ele reproduz praticamente todos instrumentos, que vai do próprio timbre (som) do piano, entre outros como, violão, String, baixo, bateria, guitarra, etc.

Essa diversidade de timbres chega na maioria dos teclado a milhares de opções e quanto mais perto do som original dos instrumentos mais caros são os teclados.

Tipos de Teclado

Atualmente no mercado existe 5 categorias de teclados musicais, dividido pelos seus tipos arranjadores, sintetizadores, workstation, piano digital e controladores, vamos ver um pouco de cada um deles agora.

Arranjador: Esses é muito popular no Brasil e possui vários ritmos, timbres e estilos de acompanhamento musicais como pop, jazz, rock, entre muitos outros e são acompanhados pela parte rítmica de outros instrumentos como bateria, baixo, string, metais e cordas.

Os arranjadores normalmente já possuem programas instalados para facilitar o aprendizado e  proporcionando uma experiência interessante com recursos oferecidos, principalmente para os é iniciante na musica por ser um instrumento de ótimo custo beneficio.

Por ser tudo em 1 só instrumento, os arranjadores (principalmente os mais caros) são muito utilizados por profissionais que deseja fazer shows sozinhos.

teclado arranjador

Sintetizador: Este modelo de teclado foi criado para produzir Timbres de maneira artificial, produzindo sons por correntes elétricas e por energia mecânica.

Para você entender um pouco mais a diferença entre um arranjador e um Synth, posso dizer que o teclado arranjador é uma espécie de Expert em ritmos e acompanhamentos, e o sintetizador é o Expert em timbres, sons.

Por sua diversidade de sons sintetizados, possibilidades de criação e controles rápidos, o sintetizador é o teclado mais utilizado por conjunto de bandas, sendo ele na maioria das vezes um instrumento que já é vendido a partir de alguns mil reais.

teclado sintetizador

Workstation: Esses são instrumentos muito mais complexos e são mais utilizados por profissionais de longa carreira musical e donos de estúdio.

Reproduz  síntese de sons e sequenciadores para à composição e arranjos musicais  profissionais, você consegui gravar e masterizar musicas completas sem precisar de outro instrumento somente usando os samples e kits instalados nele, precisando de muita experiencia na musica.

Esse tipo de teclado é muito utilizado em palco mas o preço médio dele é bastante alto que os demais populares.

teclado workstation

Pianos digitais: Eles são feitos basicamente para produzir sons de piano, reproduzindo com mais fidelidade o timbre, as suas teclas é ligeiramente mais pesadas para parecer a ação dos martelos do piano acústico.

Na sua grande maioria oferecem recursos dos Arranjadores e sintetizadores, como metrônomo, split, transpose e dual por exemplo.

Não todos mas alguns deles possuem uma estrutura parecida com a do piano de Parede (vertical) ou outra forma dependendo do fabricante.

piano digital

Controladores: Geralmente esses teclados são menores  sem alto-falante e não possui timbres, ele tem como objetivo controlar outros instrumentos Virtual instalados em programas no Computador através de cabos MIDI ou USB (cabo de impressora).

Com fácil controle as funções dos botões são definidas pelo usuário, sendo a opção mais baratos para quem quer uma solução barata e de qualidade para gravações e mixagem de estúdio precisando apenas de uma placa de áudio para dar mais qualidade.

teclado controlador

Seu Primeiro Teclado musical

Eu errei muito feio quando tive meu primeiro teclado e para você não ter duvidas qual deve ser seu primeiro vou falar das principais funções que eu acredito ser as melhores e não pode faltar no seu primeiro teclado musical.

Teclas Sensitivas: Para começo de conversa você deve procurar por um teclado que tenha key touch para as teclas responder a intensidade que você toca, dando diferentes alturas na musica.

Dual Voice: Essa função é muito top, serve pra vocês misturar dois timbres, deixando um timbre principal mais alto e outro mais baixo se quiser, por exemplo um piano principal misturado com strings.

Split: Já pensou em em dividir seu teclado em duas ou mais partes? Assim podendo colocar uma base de piano num lado com a mão direita e um sax solando no outro lado com a mão esquerda.

Transpose: Vai precisar mudar o tom em cima da hora e não vai saber tocar a musica? Então use o transpose para subir ou descer o tom da musica tocando no mesmo tom que você já sabe.

Octave: As vezes você quer alcançar regiões mais graves no teclado ou mais agudas, então subir uma oitava ou diminuir com apenas um toque no botão octave vai te salvar.

Pitch bend e Modulation: Seus solos irão agradecer, só você testando pra saber a loucura e possibilidades desse controle, então não pode faltar no seu teclado.

Metrônomo: Diga adeus aos aplicativos e muito mais aos aparelhos de metrônomo que não são integrados ao instrumento, escolha um teclado que já possua um, seus estudos agradece.

Menu de Navegação: Nem todos tem mais um meno desses vai te possibilitar salvar timbres e acessá-los em apenas 1 toque.

Conclusão

Você vai encontrar diversas marcas, modelos e preços no mercado, pegue essas dicas e comece a Tocar Teclado hoje.

O mais importante é você ter seu primeiro instrumento e arregaçar nos estudos e também testa-lo muito, se você tiver condições financeiras no momento então invista em um teclado musical com mais funções possíveis das quais você irá utilizar.

Veja alguns teclados das linhas mais renomada como Roland, Yamaha, Nord, Cassio, etc.

Bom, essa foi a dica de hoje, se gostou compartilha para seu amigo que quer aprender teclado e não esquece de deixar seu comentário logo abaixo, que essa é a unica forma de sabermos se esse conteúdo foi relevante pra você.

Forte abraço de seu Amigo!

 

Receba 4 aulas Exclusivas + 1 Dicionário de Acordes

É DE GRAÇA!

odiamos spam, não se preocupe!