Intervalos Musicais – Aprenda de uma vez por todas
Quando eu não entendia oque era Intervalos Musicais eu me enrolava muito para entender os assuntos na teoria musical e foi quando finalmente descobrir o pulo do gato e conseguir ser um aprendiz de musica melhor [...]
Fala Tecladista, tudo bom com você?
Hoje iremos falar sobre Intervalos musicais que é um dos assunto da teoria de maior importância para todos os músicos quer seja ele iniciante ou profissional.
Conhecendo intervalos você com certeza será um bom músico e vai ampliar seus conhecimentos e os conceitos para conseguir avançar muito mais rápido no aprendizado de teoria musical.
É a partir dele que criamos as diversas escalas musicais, montamos os acordes, arpejos e relações das notas com a harmonia.
Oque são os Intervalos Musicais
É muito simples o conceito da teoria sobre intervalos musicais, ele nada mais é que a diferença de altura entre as notas musicais ou a distância entre as Notas do Teclado.
Para ficar mais fácil o raciocínio, vamos imaginar que você precisa ir ao supermercado e decide medir a distancia até lá através do hodômetro do seu carro. Então ao chegar no final do percurso essa distancia entre sua casa e o supermercado foi feita em quilometragem (KM) .
Logicamente na música você não vai usar essas métricas para medir a distância entre as notas, porque na teoria musical nós usamos tom (T) e semitom (ST) para metrificar as distâncias.
Tom e Semitom
Na prática um semitom é a menor distância entre uma nota e outra. Se você pegar seu teclado verá que entre o dó ao dó# não tem outra nota existente. Então nesse exemplo de dó ao dó# sustenido nós temos 1 semitom.
O “Tom” é a distância existente entre dois semitons ou melhor a soma de dois semitons, pegando o mesmo exemplo de dó a dó# temos 1 semitom e de dó# a ré temos mais 1 semitom, então juntando esses 2 semitons temos 1 tom que vai de dó a ré.
Tipos De Intervalos Musicais
Existem diferentes tipos de intervalos musicais e para aumentar seu nível de conhecimento vou falar sobre alguns deles aqui.
- Intervalo melódico: quando as notas são tocadas nota a nota e não juntas, criando aquilo que conhecemos como melodia.
- Intervalo harmônico: quando duas ou mais notas são tocadas juntas simultaneamente, formando alguma harmonia.
- Intervalo simples: quando o intervalo está totalmente dentro de uma oitava.
- Intervalo composto: quando as notas são tocadas em 2 oitavas ou mais.
Nomenclatura dos Intervalos
Essas Distancias de tons e semitons possuem nomes para facilitar todos os estudos na teoria musical e você dominar e entender isso é essencial para você ser um ótimo musico.
Lembrando que Intervalos musicais é um estudo mais detalhado, quando formos estudar escalas veremos formulas muito mais simples de entender, bastando saber oque é tom e semitom, você saberá fazer sus2 (nona), sus4, acordes com 7+ e 7, decima, decima terceira entre outros.
Vejamos agora as nomenclaturas:
- Distância > Intervalos
- 0 semitom > Primeira Justa
- 1 semitom > Segunda menor
- 2 semitons > Segunda maior
- 3 semitons > Terça menor
- 4 semitons > Terça maior
- 5 semitons > Quarta justa
- 6 semitons > Quarta aumentada / Quinta diminuta
- 7 semitons > Quinta justa
- 8 semitons > Sexta menor
- 9 semitons > Sexta maior
- 10 semitons > Sétima menor
- 11 semitons > Sétima maior
- 12 semitons > Oitava justa
Exemplos:
De dó a ré# temos um intervalo de Terça menor (1 Tom e Meio) que da origem a um acorde Menor criado pelas Tônica (Primeira Justa), Terceira menor e Quinta Justa.
Regras Básicas:
- Se você reduzir um intervalo menor em 1 semitom, o intervalo se torna diminuto.
- Se você aumentar um intervalo maior em 1 semitom, o intervalo se torna aumentado.
- O intervalo justo quando reduzido 1 semitom se torna diminuto.
- O intervalo justo quando aumentado 1 semitom se torna aumentado.
- Trítono é chamado o intervalo de quarta aumentada ou quinta diminuta, depois veremos mais sobre trítonos.
Dicas de Treino
Como falei esse é um estudo mais avançado pra você que quer ir mais alem na musica, mas essa é a base de tudo para você clarear sua mente para outros assuntos que iremos ver no blog, então a dica de treino é você anotar a nomenclatura dos intervalos musicais para saber essas distancias e estar sempre lendo umas 3 vezes ao dia e tentar aprender mesmo todos esses nomes, depois disso você vai sentir um domínio muito forte quando estudar outros assuntos.
Bom, essa foi a dica de hoje, se gostou compartilha para seu amigo que quer aprender teclado e não esquece de deixar seu comentário logo abaixo, que essa é a unica forma de sabermos se esse conteúdo foi relevante pra você.
Forte abraço de seu Amigo!